Um agricultor familiar de Teixeira Soares que está prestes a substituir as plantações de grãos por florestas e a apostar mais na suinocultura foi um dos grandes vencedores do Programa Empreendedor Rural 2011 (PER), que teve resultado revelado ontem em Pinhais, durante encontro que reuniu 3 mil produtores. Além de Jackson Sirino Paz, duas agricultoras familiares do estado também foram premiadas: Valquíria Vascoski Braun, também de Teixeira Soares, e Adriana da Silva Almagro, de Ivaiporã. Elas planejaram melhorar a produção, com a compra de equipamentos, e diversificar a renda, com a construção de um aviário, respectivamente.
A competição se transformou em estímulo à realização do evento que mais reúne produtores rurais no estado. O Empreendedor é realizado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sebrae/PR, a Federação da Agricultura (Faep) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep).
Jackson Paz concluiu que abandonar a principal atividade agrícola do estado a produção de soja e feijão era a saída para se sustentar no campo. Ele deve construir uma granja para suínos e produzir madeira em 43 hectares. "Hoje, o nosso lucro vem principalmente da soja. Como não temos área para ganhar escala no plantio de grãos, temos de optar por outra cultura", conta ele. Com o plantio de madeira, o produtor espera obter renda de 20% a 30% maior. Os suínos serão sua fonte de renda até que as árvores cresçam.
Com o diagnóstico da propriedade na ponta da língua, o agricultor de 24 anos diz que o objetivo é elevar a Taxa Interna de Retorno (TIR) dos atuais 2,5% para 4,2% em seis anos. "Ainda é abaixo do retorno oferecido pela poupança, que é de 6%, mas nós vamos chegar lá." Ele depende de financiamentos no valor de R$ 120 mil, referente à construção da granja.
As outras duas vencedoras do programa Empreendedor Rural 2011 se destacaram com projetos ligados à inovação ou transformação do trabalho no campo. Em busca de aumento da produtividade operacional, Valquíria foi consagrada pelo projeto que mostra a necessidade de aquisição de uma plantadeira de nove linhas para o cultivo de grãos em uma propriedade arrendada de 170 hectares.
Outro projeto premiado pelo programa consiste na construção de um aviário na fazenda de Adriana, Dario e Reginaldo Amalgro. Donos de 30 hectares plantados com soja, trigo e feijão, mãe, pai e filho pretendem aproveitar a presença e quatro grandes empresas avícolas na região para produzir 200 mil aves por ano.
Os vencedores do Empreendedor Rural 2011 ganharão uma viagem profissional e também turística para a Argentina ou para o Chile. O destino ainda será definido.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura