O comboio do Rally Ceagro/Expedicao Safra vai percorrer cerca de 500 quilometros pelos chapadoes agricolas de Maranhao e Piaui nesta quinta e sexta-feira. Produtores, tecnicos e jornalistas vao apurar o estado das lavouras e as tecnologias que estao sendo usadas nesta safra, uma temporada que, pelo clima irregular, poe a prova as praticas de producao de soja na nova fronteira agricola do Brasil.
Os produtores de Maranhao e Piaui relatam que as chuvas estao privilegiando algumas regioes em detrimento de outras. Enquanto em Alto Parnaiba (MA) as chuvas agradam aos agricultores, em Bom Jesus (PI), que tambem integra a nova fronteira agricola brasileira, a situacao e oposta, com lavouras ha tres semanas sem reposicao de umidade. -Tem que chover com urgencia para vermos se a soja se renova-, disse Dionisio Irineu Oppelt, que cultiva 350 hectares na Serra do Quilombo, em Bom Jesus (PI).
A Expedicao Safra segue viagem, depois do rally, pelo Oeste da Bahia, onde vai conversar com produtores e tecnicos dentro da sondagem da colheita. Nesta colheita, ja foram percorridos todos os estados do Sul e do Centro-Oeste. O Centro-Norte encerra o levantamento de campo sobre a expectativa do setor produtivo em relacao a temporada 2012/13.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são