Cascavel O conceito de bem-estar nas criações comerciais uma prática já disseminada na Europa ganha força no Brasil. Uma prova disso é o massageador para vacas, lançado no país pela DeLaval, multinacional sueca de equipamentos para a produção leiteira, durante o Show Rural Coopavel, evento de tecnologia agropecuária realizado em Cascavel (Oeste do estado), de 13 a 17 de fevereiro.
O invento tem nome estrangeiro: Cow Brush (escova para vacas, em inglês). É um equipamento elétrico composto por haste metálica com uma escova de cerdas plásticas na ponta. Quando tocada pelo animal, a escova começa a girar. Segundo André Pinto Lima, gerente veterinário da empresa para a região Sul, o equipamento reduz o estresse, ajuda a expulsar parasitas como moscas e carrapatos e contribui para que o animal produza mais leite.
"Uma vaca estressada produz menos", afirma o veterinário Leandro Marassi, da Coopavel. Os animais costumam se coçar nas cercas, pilastras ou paredes dos currais, o que, muitas vezes, resulta em ferimentos. O preço da escova elétrica cerca de R$ 9 mil só é viável para grandes rebanhos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião