Ribeirão Preto (SP) - A queda na venda de máquinas agrícolas nos primeiros meses deste ano não diminuiu o ímpeto das empresas do setor. Muitas marcas apostam na recuperação dos negócios no segundo semestre. Parte deste otimismo passa pelos lançamentos de colheitadeiras e tratores na Agrishow, maior feira agrícola e de máquinas da América do Sul que segue até a próxima sexta-feira (1º), em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. De uma forma geral, as empresas estão colocando no mercado máquinas que reduzem os custos de produção, principalmente com a promessa de menor consumo de diesel, considerado um dos vilões do agronegócio.

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“A principal preocupação dos produtores é o controle de custo. Os novos equipamentos precisam ter esse viés, com melhores soluções”, define Paulo Herrmann, presidente da John Deere no Brasil.

Apesar do momento de retração do setor sucroalcoleiro, a marca focou nos lançamentos para a cultura de cana-de-açúcar. Duas colheitadeiras possuem o sistema Econoflow, que promete redução de 8% no consumo de combustível e mais limpeza na cana colida.

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A Case IH apostou na linha de plantadeira Easy River. As máquinas possuem autonomia de sementes 30% maior – capacidade para 2,1 toneladas. Além disso, a promessa é de 20% na redução no uso de óleo diesel.

“Esse é um produto 100% brasileiro com investimento de R$ 30 milhões. Ninguém no mercado tem esse tanque de sementes, o que facilita o trabalho do produtor”, ressalta Alberto Maza, especialista de marketing da Case IH.

Entre os lançamentos da New Holland, a plantadeira PL5000 é a principal aposta. Fabricada na planta de Piracicaba, em São Paulo, o equipamento é o primeiro do modelo no mundo. Entre as características da máquina, a empresa promete a maior autonomia do segmento, com armazenagem de um mil quilos de sementes e seis toneladas de fertilizante.

“Isso permite um dia inteiro de trabalho sem interrupções. Chegou o momento de reconquistar os clientes. E estamos fazendo isso com um plano de demonstração e aproximação, destaca Alessandro Maritano, vice-presidente da New Holland para América Latina.

*O jornalista viajou a convite da Mecânica da Comunicação

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