O plantio de soja deve passar de 10% e o de milho de 50% nos próximos dias no Paraná com o retorno do sol, conforme os técnicos do setor. O cultivo da safra de verão avança com um pequeno acréscimo de última hora na área da soja, mostrou o último balanço do Departamento de Economia Rural (Deral), e ainda devem ocorrer novos ajustes.
A oleaginosa ganhou 12,8 mil hectares (11,6 mil do milho e o restante do feijão das águas), que reforçaram a expansão de 4% na área a ser plantada, agora projetada em 4,86 milhões de hectares. Com as 700 mil hectares do milho e as demais lavouras, a safra de verão ocupa 5,82 milhões de hectares no Paraná, a maior área já plantada na estação, com crescimento de 0,3% sobre 2012/13.
Em Mato Grosso, as atividades também começaram lentamente e só nesta semana devem ultrapassar 2% da área recorde de 8,3 milhões de hectares projetada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a soja. Regiões como a de Sorriso, capital brasileira da soja, esperam chuvas mais volumosas. A previsão para o município é de chuvas isoladas durante esta semana.
Safra ampliada
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) finaliza nos próximos dias a primeira projeção sobre a área e a produção de grãos de 2013/14. O documento sai dia 9, mas o setor privado vem confirmando expansão.
Para a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil vai produzir um recorde de 86 milhões de toneladas de soja. A projeção foi divulgada ontem. A entidade considera o ano industrial 2014/15 (fevereiro/janeiro), que abrange a colheita da temporada 2013/14.
Em 2013/14 (ano industrial), a produção brasileira foi de 81,6 milhões de toneladas, a maior colheita da história até o momento, nas contas da Abiove.
3% mais soja e 18% menos milho devem ser colhidos no Paraná na safra de verão 2013/14, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral). O feijão das águas promete expansão de 27%, com 15 mil hectares extras.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro