Mesmo sem o encerramento das atividades do ciclo 2012/13, os produtores já podem começar a planejar a próxima safra de inverno. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta semana as regras para o seguro rural das culturas que serão plantadas no inverno do ano que vem. O governo federal vai bancar novamente uma parte dos custos da apólice, por meio de subvenção. No caso do trigo o subsídio será de até 70% das despesas. Já para as culturas de aveia, canola, cevada, centeio, triticale e milho segunda safra o limite será de 60%.
O setor aguardava a determinação com expectativa, pois que os agricultores já começaram a adquirir insumos para o plantio do próximo inverno. A determinação, no entanto, ainda não garante acesso ao recurso, já que o Mapa não está autorizado a utilizar as sobras do orçamento de 2013 para bancar operações da safra de 2014. Historicamente, o Paraná tem liderado a tomada de recursos federais para a subvenção do seguro. O governo estadual também planeja complementar na próxima safra as despesas dos produtores com as apólices.
Liderança
1,7 milhões de hectares foram segurados no Paraná em 2012. O índice equivale a 33% da área protegida em todo o país. Soja, milho segunda safra e trigo lideraram o consumo de recursos.