A safra 2014/15 de grãos no Brasil vai terminar com um recorde de 209,5 milhões de toneladas, com um crescimento de 8,2% ante a colheita passada, devido ao aumento na produção de soja e milho do país. A projeção foi divulgada nesta sexta-feira (11) no último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a temporada.
O Brasil colheu históricas 96,2 milhões de toneladas de soja, número estável ante a previsão de agosto e que representa crescimento de 10 milhões de tonelada ante a safra passada, quando o clima não foi tão favorável em algumas áreas, segundo levantamento da Conab. A estatal apontou aumento de 5,1% na produtividade média da oleaginosa, que fechou próxima de 3 mil quilos por hectare.
A safra total de milho do Brasil também foi estimada em recorde, de 84,7 milhões de toneladas, ante 84,3 milhões de toneladas na previsão de agosto, e com crescimento de 5,8% na comparação com a temporada passada. O aumento de 6,4% na produtividade média do cereal, para 5,3 mil quilos por hectare, mais do que compensou a leve redução de área plantada.
Na segunda safra do cereal o ganho de produtividade do milho foi ainda maior, registrado nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná, ainda que a média do país ainda esteja longe de atingir os melhores níveis de outros países produtores do mundo. A produção da "safrinha" atingiu 54,5 milhões de toneladas, ante 48,4 milhões de toneladas em 2013/14.
As colheitas de milho e soja do Brasil 14/15 já estão praticamente finalizadas, enquanto os produtores começaram recentemente a colher trigo, cuja safra também foi apontada em recorde pela Conab.O cereal do pão tem potencial para um recorde de 7,1 milhões de toneladas, ante 7 milhões na previsão de agosto, embora haja preocupações recentes sobre a qualidade do grão e doenças fúngicas, em meio a chuvas intensas no Sul. Conforme a Conab, a colheita cresceria 1 milhão de toneladas ante 2014.
Exportações
Com safra cheia, demanda razoável e um câmbio favorável, as exportações de soja e milho do Brasil também terão volumes recordes na temporada 2014/15, indica a Conab.
Os embarques de soja foram estimados em 50 milhões de toneladas, alta de quase 1 milhão de toneladas ante a previsão de agosto e crescimento de mais de 4 milhões de toneladas ante a temporada passada.
No caso do milho, a Conab projetou exportações de 26,4 milhões de toneladas, estável ante agosto e superior as 21 milhões na safra passada. Caso se confirme, também será batido o recorde de embarques de 2012/13 (26,2 milhões de toneladas).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia