O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro projeta uma safra de 163,7 milhões de toneladas em 2012 com queda de 0,5% ante o levantamento de agosto, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se confirmada, a safra será 2,2% superior à do ano passado, quando foi de 160,1 milhões de toneladas.
A área de grãos a ser colhida em 2012 deve somar 49,2 milhões de hectares, que representam um aumento de 1,1% em relação a 2011. Houve, no entanto, recuo de 0,5% em relação à estimativa de agosto, na informação do IBGE.
As três principais culturas - arroz, milho e soja -, que representam 91,1% do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, respondem por 85,0% da área a ser colhida em 2012. O resultado representa uma redução de 13,3% para a área colhida de arroz, mas houve aumento de 9,9% para o milho e de 3 4% para a soja.
A produção de milho deve crescer 28,5% neste ano, enquanto a de arroz deve recuar 15% e a de soja, 12,8% em relação a 2011, segundo o Levantamento Sistemático do IBGE.
Revisão
A revisão para baixo da estimativa para a safra de 2012 na passagem de agosto para setembro se deveu a uma expectativa de colheita menor de soja, milho 1ª safra, sorgo e algodão em caroço. O LSPA de setembro registrou recuo de 0,5% na produção de grãos em relação à previsão de agosto.
"Puxaram para baixo (o resultado na margem) a soja, o milho 1ª safra, o sorgo e o caroço de algodão. A laranja está caindo, mas não entra nessa conta", disse Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.
Na passagem de agosto para setembro, a produção de soja em grão recuou 0,9%, a de milho em grão 1ª safra, 2,2%, a de sorgo em grão, 2,6%, a de algodão herbáceo, 5,8% e a de laranja, 4,4%. Na direção oposta, foram revisadas para cima as safras de trigo em grão (7,8%), café robusta em grão (2,3%) e milho em grão 2ª safra (0,8%).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião