Depois de um fevereiro mais que movimentado – com embarque de 2,79 milhões de toneladas de soja, quase o triplo do volume do mesmo mês do ano anterior – os portos exportadores de grãos ultrapassaram em três semanas, com folga, a marca de março do ano passado. O volume embarcado nesse período é 30% maior que o do terceiro mês de 2013, mostram os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.
Os embarques da oleaginosa atingiram 4,59 milhões de toneladas no primeiros 13 dias úteis deste mês, contra 3,54 milhões de toneladas no total de março do ano passado. O Brasil está na metade final da colheita de uma safra recorde de soja e as exportações podem somar 45 milhões de toneladas, pouco mais mais da produção, que é recorde.
Segundo especialistas, os embarques estão mais acelerados neste ano devido à grande oferta, ao início antecipado da colheita, ao clima seco e a menores vendas de milho, grão que compete com a soja por espaço nos portos brasileiros. No ano passado, foi necessário encerrar o embarque de milho em muitos terminais para só depois iniciar o de soja.
Tiro inicial
16% dos 45 milhões de toneladas de soja que o Brasil pretende exportar em 2014 foram exportados entre fevereiro e as três primeiras semanas de março.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião