• Carregando...

Os profissionais que fizeram concurso em 2006 junto ao governo do estado para trabalhar no sistema de sanidade agropecuária terão nova chamada nos próximos dias, dentro da meta da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) de reforçar a estrutura antiaftosa. Para que o estado possa suspender a vacinação contra a doença, são necessários mais 68 veterinários, 297 técnicos e 110 funcionários administrativos, conforme avaliação do Conselho Estadual da Sanidade Agropecuária (Conesa).

Uma série de chamadas vem sendo realizada, mas boa parte dos aprovados não comparece, relata o diretor do Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis), Marco Antônio Teixeira Pinto. Muitos profissionais já conseguiram outra colocação e alguns não moram mais no estado, observa. Há ainda os que não acompanham as novas chamadas, passados quatro anos do concurso.

Esta deve ser a última chamada de técnicos, veterinários e agentes administrativos do concurso 197/2006. Se não conseguir preencher as vagas, o governo do estado terá de lançar nova seleção pública.

A falta de 475 servidores já considera as últimas nomeações. Nesta semana, o governador Orlando Pessuti assinou decreto nomeando 74 funcionários para exercer funções na Seab. São 8 engenheiros agrônomos, 8 médicos veterinários, 57 técnicos agrícolas e 1 técnico de laboratório. Os novos servidores devem se apresentar nos próximos dias para dar início às suas atividades no Defis, nas divisões de defesa sanitária animal e vegetal.

O Conesa aprovou em março a suspensão da vacinação contra a aftosa no estado. Como considerou que não havia estrutura que garantisse segurança sanitária, voltou atrás, em agosto. Todo o rebanho de aproximadamente 9 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos deverá ser vacinado em novembro, na segunda campanha de 2010. Ainda não está definido se a vacinação será suspensa antes de maio de 2011, mês da primeira campanha anual.

Serviço:

Para acompanhar novas chamadas do concurso público realizado quatro anos atrás, acesse www.cops.uel.br, clique em "concursos", depois em "2006" e, por fim, no link do edital "197".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]