A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) planeja publicar o edital do concurso para preencher 600 vagas – 200 na Adapar e 400 na Emater – até o dia 15 de fevereiro. A confirmação foi dada pelo secretário Norberto Ortigara durante a abertura do Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Apesar do número de vagas inferior ao anunciando inicialmente – 700 para Emater e 546 para Adapar -, o concurso promete reforçar a defesa sanitária vegetal e animal no Paraná.
De acordo com Ortigara, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi selecionada para elaborar o concurso. A instituição de ensino, localizada no Norte do estado, possui experiência na área.
“Queremos homologar os aprovados no dia 30 de abril. E já nomear os primeiros colocados ainda no primeiro semestre”, ressalta o secretario. Desta maneira, o processo não teria impedimentos da legislação para nomeação de servidores em ano eleitoral.
Essa é a terceira data prevista pela Seab para o lançamento do edital do concurso. A primeira era 30 de outubro. Posteriormente, a Seab tentou realizar ainda em 2013, sem sucesso.
Nomeações em risco
Ainda de acordo com Ortigara, não deve existir riscos para que as nomeações sejam efetivadas, mesmo com o Paraná próximo do seu limite nos gastos com pessoal. Caso isso ocorra, o estado sofreria, por exemplo, a suspensão das transferências voluntárias da União.
“Isso já está sendo previsto pelo governo. Não vamos ultrapassar”, garante o secretario.
Paralelamente ao concurso, deve ser lançado um plano de demissão voluntária, para estimular a aposentadoria de servidores mais antigos da Emater.
Deixe sua opinião