Divulgada ontem, a segunda estimativa da AgRural para a área plantada com soja na safra brasileira 2007/08 mexeu pouco com os números divulgados em julho. O novo levantamento, finalizado em 10 de outubro, estabelece o plantio com a oleaginosa em 22,5 mi-lhões de hectares, 1% menos que o projetado na primeira estimativa (22,8 milhões de hectares). A projeção da AgRural está acima da estimativa oficial da Conab, que no dia 04 de outubro, calculou o plantio com soja no Brasil em 21,5 milhões de hectares.
Quanto à produtividade, porém, os números estão bem próximos. Para o órgão do governo, o rendimento da próxima temporada deve ficar em torno de 46,7 sacas por hectare. A tendência de produtividade da AgRural é de 46,4 sacas. Fazendo as contas, a produção resulta, respectivamente, em 60,3 milhões e 62,6 milhões de toneladas.
Disputa por área
Boa parte da diferença entre as estimativas de área se deve ao papel que o milho vai desempenhar na safra 2007/08. Embalado por preços que há muito não se viam, o cereal se tornou um concorrente de peso para a oleaginosa, principalmente nos estados do Sul. Segundo os números da Conab, o incremento no plantio da soja no Paraná foi de 2,5%. No Rio Grande do Sul, a área cresce, na média, 1%. O milho, por sua vez, cresceu 4% e 5%, respectivamente, nos dois estados.
Para a AgRural, contudo, o milho não deve ter tanta preferência dos produtores, especialmente no Paraná. Não pela cultura em si, mas por causa do clima. As primeiras semanas da primavera passaram com pouca chuva e a janela ideal de plantio do cereal acabou se fechando para muitos agricultores, que preferiram esperar a confirmação das previsões de chuva para a segunda semana de outubro, mas agora com as sementes de soja na mão.
Embora seja mais comum no oeste e noroeste do estado, regiões que ainda têm na safrinha outra oportunidade para apostar no milho, esse cenário vem se reproduzindo em praticamente todo o estado, mesmo que em menor escala. Como, aliás, constatou a própria Expedição Caminhos do Campo, da Gazeta do Povo, em várias cidades visitadas nesta primeira etapa do projeto.
Fernando Muraro Jr, é engenheiro agrônomo e analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas, fmuraro@agrural.com.br, www.AgRural.com.br
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião