Começou nesta Domingo (24) a 11ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) de 2015. O evento teve cerimônia oficial de lançamento em Brasília (DF) mas também acontece simultaneamente em outros 21 estados do país. O objetivo é oferecer informações aos consumidores sobre onde encontrar os produtos orgânicos e como são produzidos. Além disso pretende-se divulgar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.
A agenda é variada e foi definida pelas Comissões de Produção Orgânica Estaduais (CPOrgs) e encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cursos, seminários, debates e feiras fazem parte da programação.
A iniciativa é organizada pela Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Mapa.
Entre outros parceiros estão a Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Produção.
Os estados participantes são Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Acre, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.