A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) levanta até segunda-feira (23) sugestões dos sindicatos rurais do estado ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) nacional. Será apresentado ao Ministério da Agricultura documento compilando as reivindicações do setor.
A expectativa é que centenas de sugestões resultem numa lista com dezenas de apontamentos. O governo federal está discutindo o PAP e vai definir as linhas de ação de 2015/16 nos próximos meses, para lançamento de pacote de medidas até junho. Há risco de redução no volume de recursos do crédito rural e elevação de juros.
Além de questões diretamente relacionadas ao orçamento do crédito rural, os sindicatos podem fazer sugestões sobre programas específicos, como Moderfrota, PCA, ABC e Inovagro. Estão sendo organizadas também reclamações relacionadas às políticas de apoio à comercialização e preços mínimos, seguro rural e Proagro. Médios produtores devem ter espaço para argumentações que fortaleçam o segmento, bem como a agricultura familiar.
ServiçoAs propostas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: tania.moreira@faep.com.br .