O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, André Nassar, disse na manhã desta segunda-feira (3) -- em São Paulo, durante Congresso Brasileiro do Agronegócio -- que o governo vai anunciar nos próximos dias seguro mais abrangente para produtores de soja. Ele contou que a medida faz parte do esforço do governo para manter o agronegócio em expansão apesar do corte no orçamento da Agricultura.
"A soja é a cultura que mais se planta no Brasil e existe grande demanda por seguro entre os produtores", detalhou. Por outro lado, considerando todas as culturas, não descartou que haja redução nos recursos destinados a custear parte dos contratos de seguro dos produtores rurais.
Corte de 15%
O único setor que não deve ter cortes é o de defesa agropecuária, apontou. Seguro rural e inclusive braços do Ministério da Agricultura como a Embrapa devem ter de reduzir despesas. O corte de R$ 287 milhões impõe disponibilidade de recursos 15% menor, acrescentou.
O 14.º Congresso Brasileiro do Agronegócio começou na manhã desta segunda-feira em São Paulo, com cerca de 800 participantes. O evento discute crescimento sustentável, envolvendo temas como clima, tecnologia e urbanização. Fóruns paralelos debatem ainda logística e alimentos.
*O jornalista participa do evento a convite da Mecânica de Comunicação.