Nesta semana, consultorias privadas estrangeiras que atuam no Brasil lançaram novas estimativas para a produção nacional de soja. Para a Informa Economics FNP, a colheita do país alcançará 87,4 milhões de toneladas. O número atual está 650 mil toneladas acima do divulgado anteriormente. Em relação ao resultado do ciclo passado, o volume é 5,9 milhões de toneladas maior. “O aumento na estimativa deve-se a ajustes na produtividade da soja em alguns estados brasileiros, como Maranhão, Tocantins e Rio Grande do Sul”, justificou a empresa em nota. Já a INTL FC Stone preferiu manter seu número de abril em 87,6 milhões de toneladas.
No mês passado, a Expedição Safra Gazeta do Povo estimou a produção brasileira em 87,1 milhões de toneladas, 6% acima do registrado no ciclo 2012/13. O levantamento realizado por técnicos e jornalistas contemplou viagens aos 14 principais estados produtores do país por duas vezes ao longo do ano, no plantio e na colheita.
Ministro otimistaEm entrevista a um grupo de jornalistas, o ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Neri Geller, se mostrou otimista e ousado ao ser questionado sobre os resultados da temporada. Para ele, a safra de soja deve ficar entre 89 milhões e 90 milhões de toneladas. Um número bem acima dos 86,08 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em abril.
A estatal divulga uma nova estimativa na manhã desta quinta-feira (8) às 9h. Apesar da antecipação do ministro, fontes ligadas à Conab não acreditam que haverá grande incremento na projeção oficial.
Deixe sua opinião