As exportações de soja do Brasil em agosto perderam um pouco do ritmo de julho, porém mais que dobraram ante o mesmo período do ano passado, somando 5,37 milhões de toneladas, informou ontem a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Desde fevereiro, o Brasil já embarcou 37,2 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.
A Abiove, que reúne as indústrias da soja do Brasil, elevou sua estimativa de embarques da oleaginosa para esta temporada a 40,5 milhões de toneladas, ante 39,5 milhões da estimativa anterior. Com os embarques de agosto, o Brasil já exportou, portanto, 92% do volume projetado pela associação.
A mais recente safra de soja do Brasil, colhida no primeiro semestre, atingiu recorde de mais de 81 milhões de toneladas, segundo estimativas oficiais, e chegou ao mercado internacional em um momento de baixos estoques, após perdas nas lavouras dos Estados Unidos devido a uma seca em 2012.
Leia mais sobre as exportações do setor no caderno Agronegócio e em www.agrogp.com.br.
Em grão
50% da soja produzida pelo Brasil na safra recorde de 2012/13 estão sendo destinados ao exterior sem industrialização, numa época em que as cotações favorecem os embarques em grãos.
Comissão da Câmara dos EUA aprova PL para barrar entrada de Moraes no país
Em baixa, Lula tenta acelerar PIB com saque do FGTS; medida pressiona inflação e juros
Citando Brasil, governo Trump chama de antidemocrática censura contra empresas dos EUA
O que Lula quer com a reforma ministerial; ouça o podcast