• Carregando...

O esmagamento de soja segue surpreendentemente alto nos Estados Unidos, mostram novos números divulgados nesta quarta-feira por analistas e representantes do setor. Uma situação de contraste em relação ao Brasil, onde as indústrias alegam registrar margens negativas para o processamento desde maio.

Conforme operadores da indústria norte-americana, as margens estão positivas nos EUA. E mês passado foi o melhor junho da história em volume de esmagamento de soja no país. A Associação dos Processadores de Sementes Oleaginosas informou em seu relatório mensal que os membros esmagaram 3,88 milhões de toneladas de soja em junho, 20% mais que no sexto mês do ano anterior. O recorde anterior para junho era de 2007 (3,85 milhões de t).

No Brasil e nos EUA, o preço do farelo determina tendências inversas. O produto perde valor no mercado brasileiro, mas registrou alta de 17,6% em junho nas cotações norte-americanas. E as exportações estão fluindo bem, em ritmo só comparado ao de meados de 2009.

10% de aumentono preço da soja em grão contra 3,3% de queda no preço do farelo estão fazendo com que o Brasil reduza seu processamento, numa tendência inversa à registrada nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]