As exportações de soja dos Estados Unidos perderam fôlego na última semana. Relatório do Departamento de Agricultura do país (Usda) divulgado ontem revelou que os portos do país escoaram para o exterior 1 milhão de toneladas a menos em relação à semana anterior. De acordo com o órgão, 1,84 milhão de toneladas foram efetivamente embarcadas entre 20 e 27 de novembro. A expectativa dos analistas de mercado era de que o número seria de pelo menos 2,3 milhões de toneladas.
Considerando as vendas no acumulado do ano, os norte-americanos já comprometeram 4 milhões de toneladas de soja a mais que o ano passado. Até agora, 21,3 milhões de toneladas foram negociadas no mercado internacional, contra 17,5 milhões de toneladas na safra 2013/14.
O comércio do milho, por outro lado, voltou a se aquecer nos Estados Unidos. Segundo o Usda, 743 mil toneladas foram enviadas a destinos externos em sete dias, ante 530,4 mil toneladas registrados na semana anterior ao relatório atual.
Força ao cereal
9 milhões de toneldas de milho já foram exportadas pelos norte-americanos nesta temporada 2014/15. No ano passado, o volume era de 8,1 milhões de toneladas.
Deixe sua opinião