Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Soja

Farelo travado

As vendas externas brasileiras de farelo de soja ainda não engrenaram neste ano. Enquanto os portos do Brasil batem recorde em embarques dos grãos, tem deixado de atender importadores com o subproduto da oleaginosa. Apesar dos resultados positivos de exportações de farelo no mês de junho, no acumulado do ano, o volume total está aquém do registrado nos primeiros seis meses de 2012. Dados divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), mostram que o país enviou ao mercado internacional 5,84 milhões de toneladas de farelo no período. No ano passado, 7,08 milhões de toneladas deixaram os portos do país no primeiro semestre.

A redução nos embarques está associada à falta de eficiência do Brasil em logística e ocorre num momento em que os compradores externos anunciam maior necessidade de farelo para consumo. Somente a União Europeia quer aumentar em quase 1 milhão de toneladas suas importações neste ano, de 12,6 milhões de toneladas para 13,5 milhões de toneladas. Quem tem aproveitado a abertura de apetite internacional são os norte-americanos.

Concorrência: 1,25 milhão de t

É quanto os Estados Unidos exportaram de soja para a União Europeia entre fevereiro e abril deste ano, 730 mil toneladas a mais em relação ao mesmo período de 2012.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.