Produtividade no arranque das máquinas decepciona no Paraná mas fica acima da média nacional em Mato Grosso.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

Paraná e Mato Grosso abriram a colheita nacional de soja há duas semanas, até agora, cumpriram a tarefa em meio milhão de hectares, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Departamento de Economia Rural (Deral) paranaense.

CARREGANDO :)

O Paraná tinha 50 mil hectares colhidos uma semana atrás mas triplica essa área rapidamente, apontam os relatos dos técnicos do Deral espalhados pelo interior do estado. Os índices de produtividade variam bastante mas há perspectivas de mudança.

Na região Sudoeste, por exemplo, que espera 3,3 mil quilos por hectare, as primeiras áreas não atingem 3 mil kg/ha. Isso deve-se à falta de chuva no início do ciclo e à pressa dos produtores.

Publicidade

"As lavouras foram plantadas fora do período recomendado. Isso fez com que a cultura não atingisse o desenvolvimento desejado", afirma o técnico Antoninho Fontanella. "A expectativa das demais lavouras é que devemos atingir as estimativas iniciais ou até superá-las, pois estão com desenvolvimento muito bom."

 

A colheita de soja em Mato Grosso passa de 350 mil hectares, de cerca de 9 milhões de hectares semeados, que representam 27% da área nacional. A área colhida corresponde a 4,1% da área estadual, o dobro da semana passada e praticamente no mesmo ritmo registrado um ano atrás, informou nesta sexta-feira (16) o Imea.

A colheita das lavouras havia atingido 2% uma semana atrás e 4,2 por cento em 16 de janeiro de 2014. A região com colheita mais avançada é o Oeste de Mato Grosso, com 8,3 por cento dos trabalhos já realizados.

A produtividade ponderada na área colhida até o momento é de 53,5 sacas de 60 kg por hectare (3,2 mil kg/ha), disse o Imea. O índice está acima da média nacional, que tende a ser de 3,1 mil kg/ha.

Publicidade

A colheita já começou também em algumas áreas de Mato Grosso do Sul e Goiás. O milho de verão começou a ser retirado do campo no Paraná e no Rio Grande do Sul.