Com 230 áreas inscritas, o Paraná é o segundo estado com o maior número de participantes no concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2013/14, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A primeira colocação é ocupada pelo Rio Grande do Sul, com 375 inscrições. No total, o concurso registrou 1.055 inscrições em 339 municípios de 16 estados.
O Paraná defende o título de campeão nacional de produtividade na edição anterior do concurso. Na temporada passada, o produtor Hans Jan Groenwold, proprietário da Fazenda Fini, em Castro, nos Campos Gerais, produziu 110,5 sacas por hectare em uma área de cinco hectares – metragem mínima exigida no regulamento – e conquistou o prêmio.
Na atual edição, os vencedores, sempre o produtor e consultor técnico, serão conhecidos em junho. As categorias são Estaduais, Municipais, Regionais para a soja de sequeiro e Nacional para soja de sequeiro e soja irrigada. Os campeões Regionais e Nacionais receberão como prêmio uma viagem técnica aos Estados Unidos, em agosto, quando terão oportunidade de visitar lavouras de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião