A produção de soja do ciclo 2014/15 na Argentina poderá superar o recorde previsto de 60 milhões de toneladas, graças às elevadas produtividades registradas nas lavouras, onde a colheita está avançada, disse nesta quinta-feira (28) a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.
Por outro lado, as chuvas verificadas nos últimos dias atrasaram o ritmo de colheita da oleaginosa. "As produtividades elevadas em toda a área de produção continuam superando as expectativas, e mantendo-se essa tendência, a produção pode chegar a mais do que as 60 milhões de toneladas projetadas atualmente", disse a entidade.
Até esta quinta-feira, os produtores haviam colhido 90,3% da área de 20 milhões de hectares, avanço semanal de 2,8 pontos percentuais, mas 16,5 pontos acima do ritmo verificado no ciclo anterior, segundo relatório semanal da bolsa.
O Ministério da Agricultura argentino também estimou a produção em 2014/15 em um recorde de 60 milhões de toneladas.
A respeito do trigo da safra 2015/16, a bolsa disse que o plantio alcança 4,3% dos 4,1 milhões de hectares estimados, avanço semanal de 1,5 ponto percentual ante a semana passada e 2,1 pontos atrás do ritmo na mesma época na temporada anterior.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa