Menos soja foi processada nos Estados Unidos em abril na comparação com o mês anterior, apontou relatório divulgado ontem pela Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa, em inglês). A instituição aponta que o volume total de grãos que passou pelas indústrias caiu de 3,7 milhões para 3,2 milhões de toneladas entre os dois meses – baixa de 13%. O desempenho jogou água fria no mercado, que esperava um patamar ligeiramente superior, próximo de 3,4 milhões de toneladas.
Além de estoques mais apertados na soja, a disponibilidade de óleo para os norte-americanos também caiu. A Nopa indicou que no fechamento de abril 1,19 milhão de toneladas estavam armazenadas. Em 2012, o estoque no mesmo período era de 1,25 milhão de toneladas.
No Brasil o mercado também trabalha com a possibilidade de queda no total processado. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que 34,8 milhões de toneladas sejam industrializadas durante o ciclo 2012/13, ante 37,2 milhões de toneladas registradas em 2011/12.
Retomada
38,3 milhões de toneladas de soja devem ser processadas na safra 2013/14 no Brasil, conforme a Abiove. O volume, considerado recorde, supera a queda prevista para a safra atual.
Deixe sua opinião