Menos soja foi processada nos Estados Unidos em abril na comparação com o mês anterior, apontou relatório divulgado ontem pela Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa, em inglês). A instituição aponta que o volume total de grãos que passou pelas indústrias caiu de 3,7 milhões para 3,2 milhões de toneladas entre os dois meses – baixa de 13%. O desempenho jogou água fria no mercado, que esperava um patamar ligeiramente superior, próximo de 3,4 milhões de toneladas.
Além de estoques mais apertados na soja, a disponibilidade de óleo para os norte-americanos também caiu. A Nopa indicou que no fechamento de abril 1,19 milhão de toneladas estavam armazenadas. Em 2012, o estoque no mesmo período era de 1,25 milhão de toneladas.
No Brasil o mercado também trabalha com a possibilidade de queda no total processado. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que 34,8 milhões de toneladas sejam industrializadas durante o ciclo 2012/13, ante 37,2 milhões de toneladas registradas em 2011/12.
Retomada
38,3 milhões de toneladas de soja devem ser processadas na safra 2013/14 no Brasil, conforme a Abiove. O volume, considerado recorde, supera a queda prevista para a safra atual.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são