Cascavel - Os estandes das multinacionais do agronegócio eram os mais imponentes, amplos e luxuosos do Show Rural Coopavel, feira de tecnologia agrícola e pecuária realizada na semana paassada, em Cascavel. A concorrência no campo e a disputa de mercado, comuns no dia-a-dia dessas empresas, também foram levadas para dentro da exposição, traduzidas em dezenas de técnicos, pessoal de apoio e estruturas que desafiavam a engenharia e a arquitetura. Tanto é que muitas delas desabaram, logo no primeiro dia, vítimas da chuva e do vento. Independente da estratégia adotada ou da estrutura montada, o fato é que por trás de todo esse aparatado de sedução também tem muita tecnologia. As novidades em máquinas e equipamentos, sistemas de produção e biotecnologia realmente encantaram, tem resultado e eficiência comprovados.
Contudo, o que mais chamou a atenção, com maior visitação, foram espaços que levaram soluções simples e caseiras, mas que nem por isso deixam de carregar tecnologia. Os programas de diversificação, agroecologia e agroindústria da Emater, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seab), não ficaram devendo nada às multinacionais. Da moradia digna à tecnologia de produção, através de vários ambientes temáticos o instituto discutiu a propriedade rural sustentável.
O interesse do público, explica Arnaldo Bandeira, presidente da Emater, explica-se pela estrutura fundiária do estado, onde 320 mil das 370 mil propriedades rurais possuem menos de 50 hectares. "Está é uma agricultura que tem suas características e limitações, restrições à capital e tecnologia, mas que precisa participar da dinâmica do setor, ter acesso ao mercado e condições de melhorar sua renda", defende Bandeira. Essa necessidade, segundo ele, mostra que a agricultura comercial, de larga escala, de capital intensivo e centrada na monocultura, está pronta e consolidada, mas não é hegemônica.
Além da réplica de uma fazenda teoricamente sustentável, entre outras ações a Emater destacou a Feira de Sabores, resultado da agroindustrialização da agricultura familiar, projetos de fruticultura, horticultura, artesanato e pecuária.
Em cinco dias de programação, o Show Rural atraiu 160 mil visitantes.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião