• Carregando...

A Expedição Caminhos do Campo está no Noroeste do Paraná. Com base em informações dos núcleos regionais de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) estima que aquela área do estado responde por 20% das plantações de soja e 23% das lavouras de milho safrinha. No cereal de 1.ª safra, a participação fica restrita a pouco mais de 5%.

Uma das principais referências na região é a Coamo Agroindustrial, maior cooperativa da América Latina. Com cerca de 20 mil cooperados, ela recebe mais de 3 milhões de toneladas de soja a cada safra, ou 1/4 da produção estadual. Pelo volume movimentado, a Coamo contribui para a formação de preço dos grãos e seus derivados, como óleo e farelo.

Ainda nesta semana, a equipe de técnicos e jornalistas visita a Região Central do estado. O investimento em pesquisa e no cooperativismo transformou o município de Guarapuava em um exemplo de tecnologia no cultivo do milho. A produtividade média da cooperativa Agrária, do distrito de Entre Rios, supera os 9 mil quilos por hectare. A região ainda se destaca nos cereais de inverno. Guarapuava concentra 60% da área de cevada do país.

Palestras

Em Campo Mourão a Expedição discutiu ontem o clima na safra 2007/08, com a palestra de Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet. Amanhã, em Guarapuava, a discussão será sobre o mercado de grãos, com Eugênio Stefanelo, analista da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Stefanelo vai apresentar as perspectivas de oferta e demanda de grãos no Brasil e no mundo. (GF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]