A abertura de novos mercados para a carne suína brasileira nos últimos meses trouxe alento ao setor, que vinha sendo prejudicado pelo excesso de oferta interna e a alta nos custos de produção. A retomada das compras da Ucrânia e a conquista do Japão como novo cliente impulsionaram as exportações do produto em julho. O Brasil arrecadou US$ 114,6 milhões com a exportação de 43,5 mil toneladas.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam alta de 13% no volume embarcado diariamente no país, que somou 1,9 mil toneladas, ou US$ 5 milhões, contra US$ 4,4 milhões faturados em junho.
No acumulado do ano, porém, o desempenho da suinocultura ainda é inferior ao do ano passado. No primeiro semestre de 2013, o Brasil embarcou 240,5 mil toneladas do produto, 10,5% menos do que nos seis primeiros meses de 2012. Para a segunda metade do ano, o setor acredita que poderá se recuperar a ponto de ultrapassar o volume exportado no ano passado. A expectativa é que 600 mil toneladas deixem o país.
Apetite reduzido
25,3 mil toneladas de carne suína foram exportadas pelo Brasil à Ucrânia no primeiro semestre deste ano, volume 60% menor que o embarcado no mesmo período de 2012, antes de o país europeu levantar embargo à produção brasileira.
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