Após um longo período de espera para a contratação e nomeação, os novos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) começam a se aproximar do trabalho de campo. Nesta quinta-feira (06) os novos médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas participam de um treinamento, em Curitiba, que vai detalhar como será a atuação dos profissionais e sua importância para o mercado agropecuário.
Lideranças dos principais setores do agronegócio irão palestrar para os especialistas. A abertura será feita pelo Secretário estadual da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Faep, Ágide Meneguette.
A programação também inclui explanações do ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que falará sobre a “Sanidade na cadeia produtiva de Aves e Mercado”. Outro palestrante é o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antonio Jorge Camardelli, que discorre sobre “Visão da ABIEC no Mercado da Cadeia de Carne Bovina e a importância da Sanidade”.
Deste a última terça-feira (04) os profissionais já estão em processo de capacitação. A qualificação visa ensinar todos os procedimentos administrativos relacionados aos cargos dos novos profissionais, bem como conhecimento sobre a relevância do trabalho executado pela Adapar. Ao todo 74 fiscais de defesa agropecuária (FDA) e 57 assistentes de fiscalização de defesa agropecuária (AFDA) estão participando das atividades.