• Carregando...

Convencida de que não faltará trigo no mercado interno, a Argentina autorizou a exportação de 1 milhão de toneladas do grão com origem na safra 2014/15. O informação é do Ministério da Economia do país e tranquiliza o Brasil, que é dependente do país vizinho para o abastecimento interno do cereal e precisa comprar 5 milhões de toneladas nesta temporada, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Este novo montante soma-se ao milhão e meio de toneladas autorizadas no mês de novembro. O remanescente exportável será liberado à medida que forem verificados os dados da colheita”, disse o ministério em comunicado.

As autoridades argentinas mantêm fechadas as exportações e só as autorizam em cotas, conforme verificam a capacidade da produção de abastecer a necessidade do mercado interno de 6,5 milhões de toneladas. O Ministério da Agricultura da Argentina estima uma safra de 12 milhões de toneladas de trigo, cuja colheita está avançada. O Brasil previa 7,7 milhões e agora deve colher menos de 6 milhões de toneladas.

Abastecimento

37,5% das importações brasileiras de trigo previstas para 2014/15 ficam garantidas com a liberação do lote de 1 milhão de toneladas pela Argentina. A necessidade foi elevada em 15% devido a quebra climática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]