No próximo dia 29, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá promover um leilão na modalidade Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para a venda de 50 mil toneladas de trigo em grãos da safra 2014/15. Deste total, 32 mil toneladas de cereal do Paraná e outras 18 mil toneladas do Rio Grande do Sul. O leilão atende a um pedido das cooperativas do Paraná, encaminhado ao Mapa pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) no último dia 16.
No Paraná, o leilão será dividido 30 mil toneladas para chamada região 1, que engloba Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, e 2 mil t toneladas para a região 2, Centro-Sul. O valor do prêmio será divulgado 48 horas da data do leilão.
De acordo com o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o leilão se faz necessário para “restabelecer a liquidez e melhorar a remuneração do produtor rural e, consequentemente a sua renda, garantindo a disponibilização dos mecanismos de comercialização”. Atualmente, o valor recebido pelos triticultores paranaenses é de R$ 30,80 pela saca de 60 quilos, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal (R$ 33,45 por saca para a classe pão tipo 1).
Na safra 2014/15, o Paraná colheu 3,72 milhões de toneladas, 63% da produção do país (5,9 milhões de toneladas).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais