Produtores de mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul estão autorizados a plantar trigo e cevada após a data determinada pelo zoneamento agroclimático. Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (17) estende para até o dia 20 de julho o prazo final para conclusão dos trabalhos de plantio da cultura em regiões que tinham até o dia 30 de junho ou 10 de julho para semear o solo.
A prorrogação visa manter as lavouras atingidas pelo excesso de chuva em condições de baixo risco climático. “Com a medida, boa parte dos municípios do Rio Grande do Sul, indicados no ZARC do trigo e da cevada, passam a ter o período de plantio encerrado em 20 de julho ou 31 de julho deste ano, já que para esses últimos a portaria já previa essa condição”, diz o Mapa.
Os produtores gaúchos são responsáveis pela segunda maior colheita de trigo do país. Para 2014, espera-se que o volume alcance 2,97 milhões de toneladas, 6,3% menos que o registrado no ano passado, quando o estado colheu 3,17 milhões de toneladas, tirando do Paraná a primeira colocação no ranking brasileiro.
Para conferir a lista dos municípios aptos ao plantio de trigo e cevada clique aqui.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião