Produtores de mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul estão autorizados a plantar trigo e cevada após a data determinada pelo zoneamento agroclimático. Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (17) estende para até o dia 20 de julho o prazo final para conclusão dos trabalhos de plantio da cultura em regiões que tinham até o dia 30 de junho ou 10 de julho para semear o solo.

CARREGANDO :)

A prorrogação visa manter as lavouras atingidas pelo excesso de chuva em condições de baixo risco climático.  “Com a medida, boa parte dos municípios do Rio Grande do Sul, indicados no ZARC do trigo e da cevada, passam a ter o período de plantio encerrado em 20 de julho ou 31 de julho deste ano, já que para esses últimos a portaria já previa essa condição”, diz o Mapa.

Os produtores gaúchos são responsáveis pela segunda maior colheita de trigo do país. Para 2014, espera-se que o volume alcance 2,97 milhões de toneladas, 6,3% menos que o registrado no ano passado, quando o estado colheu 3,17 milhões de toneladas, tirando do Paraná a primeira colocação no ranking brasileiro.

Publicidade

Para conferir a lista dos municípios aptos ao plantio de trigo e cevada clique aqui.