Ribeirão Preto (SP) - Em meio à semeadura do trigo, os produtores que apostaram na cultura de inverno terão um reforço extra. A ministra da agricultura, Katia Abreu, confirmou o aumento de 4,5% no preço mínimo do cereal, atualmente fixado em R$ 33,45/sc. Assim, o valor da saca de 60 quilos passa para R$ 34,95/sc.

CARREGANDO :)

“A Conab indicou um acréscimo. Os produtores discordaram do valor. Abrimos diálogo e chegamos ao aumento de 4,5%”, destacou a ministra, durante a durante a cerimônia de abertura da Agrishow, nesta segunda-feira (27), em Ribeirão Preto (SP).

O novo irá impactar diretamente os produtores paranaenses. Ainda em início do plantio (7%), a estimativa é de que o estado tenha, pela primeira vez na história, uma safra acima dos 4 milhões de toneladas em 1,35 milhão de hectares. Caso confirme a previsão, serão quase 300 mil toneladas a mais que no ano passado.

Publicidade

Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o incremento na produção paranaense irá ocorrer por conta do aumento de 10% da produtividade das lavouras em relação ao ano passado, chegando a 3 mil quilos por hectare (50 sacas/ha).

*O jornalista viajou a convite da Mecânica de Comunicação.

Veja também
  • Plantio de trigo avança e pode render 4 milhões de toneladas ao Paraná