Descoberta do produto geneticamente modificado reduziu a demanda pelo grão norte-americano| Foto: Anta´nio Costa / Gazeta Do Povo

Uma variedade de trigo transgênico não aprovado da Monsanto, temida por ter potencialmente contaminado suprimentos dos Estados Unidos depois de ter sido cultivada no Oregon na primavera no hemisfério norte, foi mantida em uma instalação de armazenamento do governo dos EUA pelo menos até o final de 2011, de acordo com documentos obtidos pela Agência Reuters.

CARREGANDO :)

A revelação de que a semente do controverso trigo geneticamente modificado foi mantido viável em uma instalação de armazenamento do Colorado vem em um momento em que o governo dos EUA investiga como um trigo experimental acabou sendo cultivado em campos comerciais.

O inquérito do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) inclui uma análise do controle da semente do trigo geneticamente modificado enviado para o centro nacional controlado pelo governo para a preservação de recursos genéticos, em Fort Collins, Colorado, em 2004, de acordo com Peter Bretting, que supervisiona o centro de Serviço de Pesquisa Agrícola do Usda.

Publicidade

David Dierig, líder de pesquisa do Centro Nacional de Conservação de Recursos Genéticos, também disse que o assunto estava "sob investigação ativa".

O centro nacional usa métodos de alta tecnologia para prolongar a viabilidade das sementes durante décadas, muito mais do que a sua viabilidade no armazenamento convencional.

A instalação ficou com pelo menos 43 recipientes do chamado trigo "Roundup Ready" da Monsanto, conforme mostram os documentos.

Os documentos foram compostos de correspondência entre a Monsanto e a unidade do Colorado.

A Monsanto estava encerrando o seu trabalho com trigo Roundup Ready, tolerante ao herbicida Roundup, quando estabeleceu o contrato datado de 2 de novembro de 2004, com o centro de preservação dos recursos. A multinacional disse que a semente foi incinerada em 5 de janeiro de 2012.

Publicidade

A Monsanto também armazenou o trigo em suas instalações em St. Louis, Missouri.

Quando perguntado se Usda tinha contabilizado todos os suprimentos enviados para as instalações Colorado, o porta-voz Ed Curlett, disse que a investigação do governo está buscando uma resposta para essa pergunta.

O trigo Roundup nunca foi aprovado para uso comercial e deveria ser rigidamente controlado. A Monsanto afirmou que suspeita que alguém secretamente obteve a sua semente de trigo e a plantou no campo de Oregon para sabotar o trabalho da empresa com culturas biotecnológicas.

O governo e a Monsanto disseram que não há indicação de que o trigo geneticamente modificado entrou em suprimentos comerciais, mas a descoberta do plantio no Oregon impactou a Monsanto e a indústria do trigo.

A Monsanto foi citada em diversos processos judiciais durante o mês passado, e as exportações dos EUA do trigo branco do oeste foram reduzidas, com compradores estrangeiros evitam as origens norte-americanas.

Publicidade