Apesar dos preços baixos, a agricultura continua buscando aumento na produtividade do trigo, mostra nesta semana o WinterShow, evento da cooperativa Agrária que se tornou referência a respeito das tecnologias da triticultura. O Paraná colhe perto de 4 milhões de toneladas nesta safra, mais que o dobro da produção do ano anterior (112%), com ganho em área (35%) e recuperação na produtividade (34%), conforme o Departamento de Economia Rural. Uma expansão capaz de colocar o cereal em novo patamar e desafiar setores da logística e da indústria.

CARREGANDO :)

Ao mostrar esse novo passo na produção estadual, e discutir a relação do trigo com outras culturas, o WinterShow deve atrair 6 mil produtores a Entre Rios, em Guarapuava, preveem os organizadores. A 11ª edição do evento, promovido pela cooperativa Agrária, será na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), entre terça (14) e quinta-feira (16). Com a força do trigo, o evento é o mais importante no calendário da cooperativa, conforme os organizadores. No ano passado, participaram 4,6 mil pessoas.

EstacionadoR$ 30 por saca de 60 quilos de trigo. Essa é a cotação que abre o mercado nesta semana no Paraná. O preço, 11% abaixo da cotação mínima estabelecida pelo governo, segue estacionado em meio uma bateria de quatro leilões públicos de prêmio ao produtor (Pepro).

Publicidade