Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

UFPR lança portal para auxiliar preenchimento do CAR

O setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR)desenvolveu um portal (www.portaldocar.com.br) para auxiliar os produtores rurais de todo o Brasil a preencher o formulário do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Por meio do site, os agricultores poderá mandar dúvidas que serão, dentro do prazo de um dia, respondidas pelos professores e especialistas da área ambiental, jurídica e agronômica da instituição. A ferramenta já está em funcionamento.

Instituído pelo Novo Código Florestal, o CAR é um registro público eletrônico e obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais em solo brasileiro e que deverá constar todas as informações ambientais da propriedade. A obrigação de declarar o CAR é do proprietário e o prazo encerra em maio de 2015. Apesar disso, menos de 10% das 532 mil propriedades rurais do Paraná já estão registradas.

“Será um canal de suporte ao produtor, sindicatos e demais profissionais da cadeia do agronegócio que tiverem dúvidas. O objetivo é preencher a lacuna deixada pelas consultorias e poder público”, diz Paulo de Tarso Lara Pires, engenheiro florestal e bacharel em direito da Universidade.

Apesar do caráter “facilitador”, Pires faz questão de ressaltar que a equipe de profissionais não irá preencher o formulário para os produtores. “Vamos usar uma linguagem simplificada e seremos dinâmicos para ajudar o pessoal”, ressalta.

Todas as perguntas e dúvidas recebidas, junto com as respostas, serão colocadas no site – sem mencionar o autor – para servir de banco de dados e informações sobre o tema.

Serviço

Basta acessar o site www.portaldocar.com.br e clicar na página “Tire suas Dúvidas”. Depois, preencher o formulário com a dúvida. Posteriormente, o internauta receberá no seu e-mail a resposta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.