Uma pesquisa da Toyota, líder na venda de caminhonetes médias, mostra que o setor do agronegócio compra uma caminhonete para cada trator novo. A fabricante apurou que 42% das picapes são vendidas em regiões de agronegócio, mesmo com a expansão das vendas nas regiões urbanas. A pesquisa foi divulgada durante a Agrishow 2010, em Ribeirão Preto (SP).
Ano passado, considerando todas as marcas, o Brasil comprou 110 mil caminhonetes desse porte, 18% mais que em 2008. Desse total, 46 mil foram adquiridas por produtores, empresários e outros profissionais ligados à atividade rural, mostra a pesquisa da Toyota. Numa feira como a Agrishow, vende-se 250 veículos, disse o gerente de planejamento, Júlio Vitti.
Coincidentemente, o número de tratores vendidos no período foi de 45,4 mil em âmbito nacional, com aumento de 4,5% no último ano, informa a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Considerando todas as máquinas agrícolas, o número chegou a 55,3 mil. O produtor gasta cerca de R$ 150 mil para comprar uma caminhonete equipada, valor que também paga um bom trator.
Segundo a Toyota, 70% dos executivos e grandes fazendeiros fazem uso pessoal das picapes, enquanto dois terços dos profissionais autônomos, donos de empresas menores e fazendas pequenas precisam do veículo para o trabalho. Ao contrário do que os motoristas urbanos podem imaginar, as caminhonetes são adquiridas no meio rural por quesitos como baixo custo de manutenção e baixo consumo de combustível.
Neste ano, as expectativas são otimistas para os dois setores. As vendas de máquinas agrícolas sobem mais que as de picapes, a uma diferença de 52% para 26%, na comparação com o primeiro trimestre de 2009.
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