A demanda aquecida pela soja norte-americana deve fazer com que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) reduza a sua estimativa para os estoques finais da oleaginosa no país no relatório que divulga amanhã . Analistas consultados pelas agências internacionais apontam que as reservas norte-americanas deverão ficar em 10,9 milhões de toneladas ao final da temporada 2014/15 – abaixo da previsão de janeiro (11,2 milhões de toneladas), mas acima do volume registrado no ciclo anterior (2,5 milhões de toneladas).

CARREGANDO :)

Até o momento, os EUA já venderam 45,437 milhões de toneladas de soja -- o equivalente a 94% do volume projetado para toda a temporada (48,2 milhões de toneladas). Como ainda faltam seis meses para encerrar o ano comercial, o mercado acredita que a meta será reajustada para cima .

No quadro mundial, o mercado espera um leve corte nos estoques finais de soja , que recuariam de 90,8 milhões para 90,5 milhões de toneladas. Na América do Sul, a aposta é de um reajuste negativo na safra brasileira, de 95,5 milhões para 94,5 milhões de toneladas, e positivo na produção argentina da oleaginosa, de 55 milhões para 55,2 milhões de toneladas.

Publicidade

Chicago em queda

US$ 9,7350 por bushel foi o preço de fechamento do primeiro contrato da soja na Bolsa de Chicago na sexta-feira. Apesar de recuo de 7,75 pontos na cotação internacional, preços subiram no mercado interno, sustentados pelo dólar valorizado.