Sem o incentivo do programa do governo federal Mais Alimentos, as vendas de tratores cairam 3,7% no Brasil no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, foram entregues 25,56 mil unidades do produto, contra 26,56 mil registradas no mesmo período do ano passado. Criado para alavancar a comercialização de tratores de baixa potência, o Mais Alimentos teve queda na demanda do setor produtivo por recursos para financiamento de máquinas agrícolas, afetando o desempenho da indústria.

CARREGANDO :)

Apesar da redução no consumo, as fábricas brasileiras aceleram o ritmo de produção nos primeiros seis meses. Neste período, produziram 41,7 mil máquinas agrícolas, 1,4 mil a mais do que em 2011 (+3,5%).

Com expectativas de safra cheia na próxima temporada de verão, o comércio de colheitadeiras seguiu em sentido oposto, com aumento de 7% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os preços altos dos grãos, especialmente os da soja, também animam os agricultores a renovar o parque de máquinas das fazendas.

Publicidade