• Carregando...
Governador participou da abertura, que teve solenidade de premiação a destaques da indústria. | Ricardo Almeida/anpr
Governador participou da abertura, que teve solenidade de premiação a destaques da indústria.| Foto: Ricardo Almeida/anpr

Mais de mil veterinários do Sul do país discutem os mecanismos de controle da qualidade sanitária das carnes com produtores e empresários durante a Tecno Food Brazil, feira internacional do segmento. O evento envolve também representantes da indústria de proteína animal e está sendo realizado no Expotrade Center, em Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba.

O objetivo do encontro é destacar para o empresariado a importância do controle rígido de qualidade na cadeia produtiva.  “Temos que evoluir nessa questão. É imprescindível que a matéria-prima seja bem tratada dentro da indústria. O empresário tem que assegurar que o produto é bom e a fiscalização, certificar isso. É um benefício tanto para a saúde humana como animal”, explicou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz.

Os protocolos exigidos pelos principais órgãos sanitários também serão alvo dos debates. O titular da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Noberto Ortigara, disse que os servidores da Adapar darão orientações aos participantes para a obtenção de certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

A certificação garante que o produtor tenha acesso a todo o mercado nacional. “Queremos que a inspeção funcione desde o abate, ensinando, desde o pequeno produtor, quais os processos que estão sendo exigidos”, afirmou o secretário.

O organizador do evento, Rubens Zago, avalia que, em um ambiente distante das tensões ligadas à atividade industrial e à fiscalização, empresários e fiscais podem criar soluções muito mais práticas para os problemas enfrentados no cotidiano. “Quem inspeciona também tem que conhecer melhor as dificuldades dos produtores”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]