Mais de mil veterinários do Sul do país discutem os mecanismos de controle da qualidade sanitária das carnes com produtores e empresários durante a Tecno Food Brazil, feira internacional do segmento. O evento envolve também representantes da indústria de proteína animal e está sendo realizado no Expotrade Center, em Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba.
O objetivo do encontro é destacar para o empresariado a importância do controle rígido de qualidade na cadeia produtiva. “Temos que evoluir nessa questão. É imprescindível que a matéria-prima seja bem tratada dentro da indústria. O empresário tem que assegurar que o produto é bom e a fiscalização, certificar isso. É um benefício tanto para a saúde humana como animal”, explicou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz.
Os protocolos exigidos pelos principais órgãos sanitários também serão alvo dos debates. O titular da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Noberto Ortigara, disse que os servidores da Adapar darão orientações aos participantes para a obtenção de certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
A certificação garante que o produtor tenha acesso a todo o mercado nacional. “Queremos que a inspeção funcione desde o abate, ensinando, desde o pequeno produtor, quais os processos que estão sendo exigidos”, afirmou o secretário.
O organizador do evento, Rubens Zago, avalia que, em um ambiente distante das tensões ligadas à atividade industrial e à fiscalização, empresários e fiscais podem criar soluções muito mais práticas para os problemas enfrentados no cotidiano. “Quem inspeciona também tem que conhecer melhor as dificuldades dos produtores”, afirmou.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo