O setor agropecuário em 2019 deve avançar 0,6%, segundo projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada nesta terça-feira (28). Ao rever a previsão, o instituto sinalizou uma melhora no crescimento do setor neste ano. Em fevereiro, a perspectiva era que a alta fosse de 0,4%.
O cálculo do instituto indica um crescimento ainda lento do segmento, que apresentou alta de 0,1% no ano passado, após ter um crescimento recorde em 2017, de 12,5%.
O segmento que deve impactar mais o avanço é a pecuária, com forte contribuição do grupo bovino – cujo crescimento deve ser de 3% em relação ao ano passado. Os dados confirmaram a projeção do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), que colocou em destaque a produção de bovinos, suínos e leite do Brasil.
No caso do grupo suíno, o aumento de 5,6% ocorre devido à disseminação da peste suína africana na China, que impacta a produção no país asiático.
Já a agricultura deve ficar com um desempenho menor, avançando 0,1% no período.
Soja em queda
Apesar da projeção de uma alta expressiva do milho (12,6%), algodão (29%) e café (10%), o comportamento deve ficar tímido devido à queda no que era previsto para a produção de soja. A safra da oleaginosa deve recuar 4,4%, de acordo com o LSPA (Levantamento Sistemático da Agricultura), índice do IBGE.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast