As áreas de produção de grãos, café e cana-de-açúcar do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, castigadas pelo clima seco e quente das últimas semanas, devem receber chuvas generosas a partir da próxima quinta-feira (23). Até lá, a irregularidade ainda predomina. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações previstas para Mato Grosso variam de 15 a 30 milímetros entre segunda e sexta-feira. Porém, há um alerta: "as temperaturas continuarão extremamente altas ao longo de toda essa semana.E as chuvas só deverão retornar de forma definitiva ao Brasil Central e Norte na próxima semana", acrescenta o agrometeorologista da empresa, Marco Antonio dos Santos.
Ele destaca que no início da semana haverá pancadas de chuvas isoladas também em Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. No Paraná e em Minas Gerais o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas.
"Já no Rio Grande do Sul o tempo abre e não há previsões para chuvas ao longo dessa semana. Para o trigo gaúcho essa condição de tempo aberto e sem chuvas possibilitará iniciar a colheita, bem como a realização dos tratos culturais tão essenciais à cultura", diz o boletim da Somar.
A chegada da chuva significa alento a muitos produtores, mas pode ser tarde para outros. O clima tem “torrado” plantas de soja e milho recém-nascidas. Na última semana, Mato Grosso avançou pouco com os trabalhos de campo por causa da condição climática. A semeadura da temporada está atrasada em boa parte dos polos de produção do estado.
No caso do café, a seca do início de 2014 reduziu a safra brasileira deste ano em mais de 10% em relação as previsões iniciais, enquanto em algumas áreas de Minas Gerais, principal produtor do país, as perdas chegaram a 30%.
Pancadas4 milímetros de chuva devem atingir a região de Francisco Beltrão nos próximos dias. Não há previsão para as demais regiões produtoras do estado.
Deixe sua opinião