A chuva deve voltar a cair em grandes volumes sobre os principais estados agrícolas brasileiros nas próximas semanas. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações ficarão acima da média em todo o Mato Grosso, especialmente na região Médio-Norte, onde está concentrado o cultivo de soja e milho. No Paraná, o acumulado de chuvas deve ficar entre 15 milímetros e 30 milímetros até a próxima terça-feira (4).

CARREGANDO :)

Os estados da nova fronteira agrícola também devem ser beneficiados pelo clima. Deve chover no Sul e Oeste baiano, Sul do Piauí e Maranhão e em todo o Tocantins. As chuvas são resultado de uma frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil e deve manter um corredor de umidade sobre a região Central do país até o final da primeira semana de março.

Para os campos argentinos os prognósticos climáticos também são favoráveis às lavouras. O país vizinho, que sofreu com a seca no início deste ano, deve contar com umidade suficiente para a recuperação das áreas em que havia déficit hídrico. De 28 de fevereiro a 4 de março, a previsão é de poucas chuvas. Mas a partir do dia 5 a umidade volta a beneficiar as plantações em toda a zona produtiva da Argentina.

Publicidade

Acúmulo

70 milímetros é o volume de chuvas previsto para a região Médio-Norte de Mato Grosso na semana de 5 a 9 de março. Umidade excessiva impede avanço da colheita e ameaça prejudicar qualidade dos grãos.