Agosto será favorável em termos de chuva. De acordo com as estimativas do Operador Nacional do Sistema (ONS), a afluência do próximo mês ficará acima da média histórica para agosto. A primeira projeção indica que a Energia Natural Afluente (ENA) na região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do país, será equivalente a 101% da média de longo termo (MLT).
Se por um lado isso contribui para a preservação de água nos reservatórios e manutenção da crise hídrica, por outro traz preocupação para a agricultura. No mês passado, a chuva intensa prejudicou algumas atividades agropecuárias em diversas regiões produtores do país. No Paraná, os trabalhos de campo foram suspensos em várias cidades. No milho safrinha, a chuva atrasou a colheita que teve seu ritmo reduzido, além de boa parte dos grãos perde qualidade em função da umidade. No trigo, as condições climáticas dificultaram a aplicação de agrotóxicos. No Rio Grande do Sul, muitas lavouras foram destruídas e a safra de trigo corre risco.
6,76 milhõesde toneladas é a previsão da safra brasileira de trigo na atual temporada. Porém, o número depende do andamentos das lavouras nos Paraná e Rio Grande do Sul, principais produtores do país.