O agronegócio brasileiro confirma produção recorde de soja, apesar das quebras climáticas registradas na maior parte dos estados que cultivam a oleaginosa. O Indicador Colheita da Expedição Safra Gazeta do Povo, capa desta edição do caderno Agronegócio, aponta expansão de 21,9% na safra de soja e de 0,43% no milho de verão. Motivo de comemoração para quem conseguiu driblar o clima, o avanço faz reluzir o sinal amarelo para os elos da cadeia dos grãos responsáveis pelo escoamento.

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O frete subiu mais de 80% para o transporte entre Sorriso (MT) e o Porto de Paranaguá (PR), conforme informações dos produtores. Por sua vez, o setor de transporte informa que os reajustes cobrem custos extras assumidos para implantação da Lei dos Caminhoneiros, que reduz o rendimento por carreta, e o aumento do óleo diesel.

Na prática, o setor produtivo assume ainda custos de armazenagem maiores que os necessários. Embora os investimentos em silos estejam ocorrendo, manter a soja nas regiões agrícolas por tempo maior que o previsto significa gastar mais.

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Se as exportações da soja tivessem engrenado, haveria também menos risco de filas de caminhões como as registradas em São Paulo. A concentração de navios em volta dos portos de Santos e Paranaguá lamentavelmente está sendo considerada inevitável. As embarcações aguardam soja num momento em que a prioridade é a desova do milho de inverno de 2012.

Desde o plantio, esses problemas vêm sendo acompanhados de perto e intensamente discutidos nas reportagens e discussões técnicas da Expedição Safra. Agora, com o mercado avaliando concretamente a interferência dos problemas logísticos na formação de preços, as perdas de receita confirmam ter forte impacto no bolso do produtor.

É como se o país não tivesse se dado conta que a produção de grãos, para chegar aos mercados consumidores e gerar renda, precisa chegar aos portos e atravessar o Atlântico. A expectativa do agronegócio é que as soluções partam de todos os segmentos envolvidos e, em menor ou maior proporção, prejudicados pelos gargalos logísticos.