O agronegócio do Paraná amplia nesta semana o debate sobre o que o setor espera da próxima gestão do governo estadual. Representantes dos produtores e das cooperativas selecionam reivindicações que servirão de pauta para discursos e promessas. O caderno Agronegócio desta terça-feira se antecipa aos debates e mostra como os principais candidatos analisam a agropecuária paranaense e qual a urgência dada aos temas mais recorrentes.
Como fez na semana passada em relação às propostas dos candidatos à Presidência da República, a equipe de reportagem buscou todas as informações disponíveis sobre os planos de governo dos concorrentes ao Palácio Iguaçu. Além disso, não poupou esforços para ouvir explicações sobre projetos ou mesmo sobre pontos não documentados. Levantou informações sobre a relação de cada postulante ao cargo de governador com o setor produtivo. E, como pano de fundo, adotou demandas apontadas pela própria agropecuária.
Esse material tem o objetivo de ampliar a base de análise de cada eleitor do agronegócio. Não busca influenciar opiniões ou apontar algum dos candidatos como o melhor ou o pior. Mas, sim, apresentar, no próprio conjunto de ideias, bases para avaliações críticas e bem orientadas.
As propostas que vêm sendo defendidas pelos representantes do agronegócio não fogem aos temas estampados frequentemente nas páginas do caderno. Defesa sanitária, infraestrutura de transporte e embarque portuário, incentivo à agroindustrialização, segurança jurídica... Uma lista que abrange demandas urgentes, das quais depende a própria sustentabilidade do setor.
A infraestrutura, sem dúvida, exige volume de investimento maior que outros temas. Além de recursos financeiros, requer conhecimento da logística de produção e escoamento de cada região. E o grau de proximidade dos candidatos com essas questões fica claro em seus discursos e planos. É dessa forma que a apresentação das propostas e ideias individuais -- mais ou menos embasadas, alinhadas ou não às reivindicações do setor -- contribui para decisões acertadas do eleitorado. É muito mais fácil tomar o rumo certo quando se conhece bem todos os caminho possíveis.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF abre caminho para Bolsonaro ser preso por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Flávio Bolsonaro questiona prisão de militares por suposto plano contra Lula, Alckmin e Moraes
Deixe sua opinião