O conselho de administração da JBS, maior empresa de proteína animal do planeta, escolheu José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, como novo diretor executivo. O patriarca da família e fundador da JBS vai substituir Wesley Batista, após a prisão do empresário na última quarta-feira (13).
Com 84 anos, Zé Mineiro vai permanecer no cargo até 2019, quando terminaria o mandato do filho. Wesley Batista Filho foi eleito como diretor estatutário.
A reunião extraordinária do colegiado começou às 19 horas de sábado e se estendeu até a uma da madrugada de domingo. O nome dele foi aprovado por unanimidade, inclusive com apoio da conselheira do BNDES, Claudia Santos. Na semana passada, em reunião do Conselho de Administração, Claudia Santos tinha sugerido que Gilberto Tomazoni, hoje à frente das marcas internacionais da JBS, assumisse interinamente.
Com a volta do fundador, a JBS procura dar recado de que a força da família vai além dos imbroglios de corrupção de políticos envolvendo os irmãos Joesley e Wesley. Também foram considerados os nomes de Wesley Batista Filho, que dirige os negócios do grupo nos Estados Unidos, e de Júnior Friboi, o mais velho dos irmãos, que já presidiu a empresa mas saiu para tocar os próprios negócios.
O Conselho também definiu a criação de um Time Global de Liderança, responsável por assessorar a presidência em tomada de decisões. O time é composto por Gilberto Tomazoni, André Nogueira e Wesley Batista Filho, que comandam algumas das principais áreas de negócios da JBS e que seguem com suas atribuições e responsabilidades atuais.
Gilberto Tomazoni, presidente global de operações, está na empresa desde 2013 e tem mais de 30 anos em posições de liderança no setor de alimentos. Uma das principais lideranças da JBS, Tomazoni é responsável por todas as operações da empresa no mundo.
André Nogueira está na companhia desde 2007. Antes de ocupar a sua função atual como presidente da JBS USA, o executivo foi CFO da mesma operação e presidiu a JBS na Austrália.
Wesley Batista Filho era até esta data presidente da divisão de carne bovina da JBS USA, após ter ocupado cargos de liderança na JBS em cinco países desde 2010.
O Conselho de Administração concordou também que a diretoria cuidará de buscar um diretor para a área financeira da JBS S.A. Ainda, na mesma reunião, o Conselho de Administração da JBS deliberou pela nomeação, como seu membro efetivo, de Aguinaldo Gomes Ramos Filho, executivo com experiência nas operações da JBS no Brasil, Uruguai e Paraguai, em substituição a Wesley Batista.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast