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Carregamento de grãos em terminal novo, em São Luís do Maranhão: embarque próximo de regiões produtoras que ainda têm potencial de expansão. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Carregamento de grãos em terminal novo, em São Luís do Maranhão: embarque próximo de regiões produtoras que ainda têm potencial de expansão.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

11,1

milhões

de toneladas de soja e milho forma exportados a partir dos portos do Arco Norte em 2014. Terminais têm vantagem de estarem próximos de polos de produção como o Norte de Mato Grosso e o Matopiba, região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

30%

de aumento no volume de grãos embarcado pelos portos do novo sistema logístico brasileiro são esperados em 2015. A capacidade de exportação vai além desse salto, o que promete estimular a agricultura e permite elevação contínua em embarques que deixam de depender dos portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande.

A exportação brasileira de grãos ganha nova âncora na metade de cima do mapa do país. Com maior proximidade dos principais polos de produção e reforço nos investimentos, os portos do Arco Norte brasileiro se consolidam, em 2015, como a terceira maior força exportadora. O quadro reconfigura a distribuição de cargas em terminais já estabelecidos como Santos e Paranaguá, ao mesmo tempo em que altera a relação de custos do agronegócio nas áreas de expansão.

A estruturação do Arco Norte cria um corredor de investimentos que passa por Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão e Bahia. Em 2014 o bloco foi responsável pelo embarque de 11,1 milhões de toneladas de soja e milho. Somente Santos (21,1 milhões de t embarcadas) e Paranaguá (11,5 milhões de t) registraram desempenho superior, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Levantamento realizado pelo Agronegócio Gazeta do Povo mostra que, para 2015, a conclusão de novos projetos amplia a capacidade instalada da região a 16,8 milhões de toneladas. Como as operações engrenam de forma gradual, a movimentação anual pode chegar a 14,4 milhões de toneladas – um salto de até 30% ante os 12 meses anteriores.

O aumento nos embarques do Arco Norte deve ser lastreado pela própria expansão da produção de grãos nas fronteiras agrícolas, aponta o coordenador do movimento pró-logística, Edeon Vaz Ferreira. Estados como Mato Grosso, líder nacional na oferta de soja, deverão buscar a redução de custos. O agronegócio mato-grossense aposta no aumento no fluxo multimodal de cargas pelos terminais de Porto Velho (RO), Santarém (PA) e São Luís (MA). “Veja o exemplo de Sorriso, que hoje exporta por Santos. Quando toda a estrutura ficar pronta o gasto com frete vai cair 34%”, compara.

Mudança gradual

Enquanto os projetos não se consolidam, Vaz descarta um “roubo” das cargas de Santos e Paranaguá. “Só daqui a cinco anos, quando a maior parte dos novos investimentos se consolidarem, deverá haver disputa por cargas”, diz.

Ele avalia que a zona crítica estará num raio de 150 quilômetros em torno do paralelo 16 – linha cartográfica imaginária que seria o divisor de águas para o escoamento de grãos entre o Norte e o Sul do país.

“Por enquanto, o frete para o Sul ainda é mais barato por causa do frete de retorno”, pontua o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Ele avalia que “a solução do Arco Norte é boa para o Brasil” e deve ter interferência maior em Santos, que é hoje o principal corredor do ‘Sistema Mato Grosso’. “Não temos absolutamente nenhum receio de que a carga seja desviada”, garante.

A mudança de referencia, contudo, amplia a pressão sobre os portos sulistas e obriga Santos e Paranaguá, os dois principais terminais graneleiros da região, a se plenejar para não ficar para trás. Enquanto o terminal paulista programa um reforço na estrutura ferroviária nos próximos anos, o paranaense moderniza seu sistema de carregamento de grãos e amplia sua capacidade estática de armazenamento e de recebimento de caminhões.

Mesmo que não haja redução nos embarques, em volumes absolutos, o perfil exportador tende a mudar, projeta o consultor logístico Luiz Antonio Fayet. Para ele, os portos do Sul e Sudeste deverão concentrar parcela maior de produtos domésticos, bem como produtos com maior valor agregado. “Não é apenas uma questão de concorrência com o Arco Norte. Trata-se de uma região com alta industrialização, que consome mais grãos do que produz”, aponta.

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